A Educação Infantil do AZ propõe a realização de projetos que visam garantir uma maior motivação e significado para as Aprendizagens.

Assim, as propostas abordam os campos de experiências indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando temas importantes do universo infantil e de seu desenvolvimento. Temas como corpo, identidade, animais, família e alimentação propiciam o desenvolvimento de projetos, atividades permanentes e propostas lúdicas a fim de apoiar o(a) professor(a) na organização de uma rotina escolar em que os alunos tenham um papel ativo.

Com base nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, o material contempla ao longo do seu desenvolvimento os cinco campos de experiências indicados na BNCC.

• O EU, O OUTRO E O NÓS
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

O material prioriza ainda a valorização do contexto cultural do aluno, do desenvolvimento da competência leitora e escritora, ao mesmo tempo em que estimula ao desenvolvimento das competências socioemocionais, os jogos educacionais, por exemplo, indicados durante os projetos, permitem que as crianças vivenciem situações cotidianas, com possibilidade de aprendizagens atraentes e significativas.

Além disso, a família tem um papel importante na participação da educação das crianças. Por isso, o material propõe uma conversa por meio de propostas realizadas com os alunos, envolvendo os familiares para auxiliá-los na realização delas.